Como atualizar um arquivo de resource via programação usando ResXResourceWriter e ResXFileRef


Índice

Vou mostrar como atualizar um arquivo de resource do projeto (.resx) utilizando programação.

Para exemplificar, utilizei um projeto Console, então primeiramente crie um projeto do tipo console.

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1- Criando um arquivo de resource

Para criar um arquivo de resource no projeto clique com o botão direito do mouse no nome do projeto, escolha a opção “Add” e depois “New Item”.

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Na janela que será exibida, escolha a opção “Resources Files” e clique no botão “Add”

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O arquivo de resource será adicionado ao projeto e com duplo clique sobre ele, os dados armazenados no resource são exibidos. Note que os itens do arquivo de resource são organizados em grupos: Strings, Images, Icons, Audio, Files e Other.

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2- Adicionando manualmente itens no arquivo de resource

Agora, vamos entender como funciona um arquivo de resource.

Crie uma pasta “embeded” e adicione arquivos de diferentes tipos, como a seguir:

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Arraste os arquivos de imagens da pasta “embeded” para dentro do grupo “Images” do resource.

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Arraste os arquivos de ícones da pasta “embeded” para dentro do grupo “Icons” do resource.

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Arraste os demais arquivos da pasta “embeded” para dentro do grupo “Files” do resource.

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No grupo “Strings” adicione um texto qualquer para teste

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3- Como os itens são armazenados no arquivo de resource

Abrindo o arquivo do resource em modo texto (botão direito sobre o arquivo, opção “Open with” e clique em “XML (Text) Editor”) é possível visualizar como os itens são armazenados no arquivo de resource:

Uma string é armazenada assim:

<data name="texto" xml:space="preserve">  
	<value>bla bla bla</value>  
</data>

Um arquivo é armazenado no formato:

<data name="txt_teste" type="System.Resources.ResXFileRef, System.Windows.Forms">  
	<value>embeded\txt-teste.txt;System.String, mscorlib, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b77a5c561934e089;utf-8</value>  
</data>

Uma imagem assim:

<data name="png_teste" type="System.Resources.ResXFileRef, System.Windows.Forms">  
	<value>embeded\png-teste.png;System.Drawing.Bitmap, System.Drawing, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a</value>  
</data>

E um ícone assim:

<data name="ico_teste" type="System.Resources.ResXFileRef, System.Windows.Forms">  
	<value>embeded\ico-teste.ico;System.Drawing.Icon, System.Drawing, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a</value>  
</data>

Uma das opções para atualizar o arquivo de resource é abri-lo como se fosse um arquivo XML usando XML Document e adicionar essas referências, mas vamos ver como fazer isso utilizando os objetos da Framework .NET

4- Adicionando uma string ao arquivo de Resource

Primeiramente, faça o seguinte:

E utilize o seguinte código para adicionar um item de texto ao Resource:

string BASE_PATH = @"F:\Projetos\Testes\ResourceUpdate\ResourceUpdate";

FileInfo fileInfo = new FileInfo(Path.Combine(BASE_PATH, "Resource1.resx"));  
using (System.Resources.ResXResourceWriter resWriter = new ResXResourceWriter(fileInfo.FullName))  
{  
	resWriter.AddResource("texto", "texto teste 123");
	resWriter.Close();
}

Se você abrir o arquivo do Resource em modo texto novamente, verá que ele foi atualizado e contém a seguinte entrada:

<data name="texto" xml:space="preserve">  
	<value>texto teste 123</value>  
</data>

Note que os dados anteriores do arquivo de resource são perdidos. Se você precisar manter os dados anteriores, precisa usar “ResXResourceReader” para ler o arquivo atual e escrever no novo arquivo.

5- Adicionando um arquivo no formato binário

Uma das opções para incluir o conteúdo de um arquivo é adicionar o seu conteúdo binário, para isso, utilize o seguinte código:

//Diretório do projeto onde o arquivo Resource está  
string BASE_PATH = @"F:\Projetos\Testes\ResourceUpdate\ResourceUpdate";

FileInfo fileInfo = new FileInfo(Path.Combine(BASE_PATH, @"Resource1.resx"));  
using (System.Resources.ResXResourceWriter resWriter = new ResXResourceWriter(fileInfo.FullName))  
{

	//Inclui arquivo no formato binário

	FileInfo fileEmbeded = new FileInfo(Path.Combine(BASE_PATH, @"embeded\js-teste.js"));

	using (FileStream fileStreamContent = new FileStream(fileEmbeded.FullName, FileMode.Open, FileAccess.Read))  
	{  
		byte[] content = new byte[fileStreamContent.Length];  
		int numBytesToRead = (int)fileStreamContent.Length;  
		int numBytesRead = 0;  
		while (numBytesToRead > 0)  
		{  
			int n = fileStreamContent.Read(content, numBytesRead, numBytesToRead);

			if (n == 0)  
			break;

			numBytesRead += n;  
			numBytesToRead -= n;  
		}  
		numBytesToRead = content.Length;

		fileStreamContent.Close();  
		resWriter.AddResource("jsteste", content);  
	}

	//Fecha Resource Writer  
	resWriter.Close();  
}

6- Adicionando uma imagem

//Diretório do projeto onde o arquivo Resource está  
string BASE_PATH = @"F:\Projetos\Testes\ResourceUpdate\ResourceUpdate";

FileInfo fileInfo = new FileInfo(Path.Combine(BASE_PATH, @"Resource1.resx"));  
using (System.Resources.ResXResourceWriter resWriter = new ResXResourceWriter(fileInfo.FullName))  
{  
	//Inclui arquivo de imagem  
	System.Drawing.Image img = System.Drawing.Bitmap.FromFile(Path.Combine(BASE_PATH, @"embeded\jpg-teste.jpg"));  
	resWriter.AddResource("jpgteste", img);

	//Fecha Resource Writer  
	resWriter.Close();  
}

7- Adicionando um ícone

//Diretório do projeto onde o arquivo Resource está  
string BASE_PATH = @"F:\Projetos\Testes\ResourceUpdate\ResourceUpdate";

FileInfo fileInfo = new FileInfo(Path.Combine(BASE_PATH, @"Resource1.resx"));  
using (System.Resources.ResXResourceWriter resWriter = new ResXResourceWriter(fileInfo.FullName))  
{
	//Inclui arquivo de icone  
	System.Drawing.Icon ico = new System.Drawing.Icon(Path.Combine(BASE_PATH, @"embeded\ico-teste.ico"));  
	resWriter.AddResource("icoteste", ico);

	//Fecha Resource Writer  
	resWriter.Close();  
}

8- Adicionando arquivos

//Diretório do projeto onde o arquivo Resource está  
string BASE_PATH = @"F:\Projetos\Testes\ResourceUpdate\ResourceUpdate";

FileInfo fileInfo = new FileInfo(Path.Combine(BASE_PATH, @"Resource1.resx"));  
using (System.Resources.ResXResourceWriter resWriter = new ResXResourceWriter(fileInfo.FullName))  
{
	//Inclui arquivos  
	System.Resources.ResXFileRef resRef = new ResXFileRef(Path.Combine(BASE_PATH, @"embeded\html-teste.html"), typeof(System.String).FullName);  
	resWriter.AddResource("htmlteste", resRef);

	//Fecha Resource Writer  
	resWriter.Close();  
}

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